Quais são as disparidades entre o coelho e a lebre?


Existem múltiplas distinções entre coelhos e lebres, tais como suas dimensões auriculares e a velocidade de locomoção; o método de reprodução apresenta variações significativas.

Com orelhas longas, pelagem macia e movimentos ágeis, coelhos e lebres compartilham diversas características. Pertencentes à família dos leporídeos, ambos são herbívoros, alimentando-se de folhas, raízes, grama e cascas de árvores.

Tanto o coelho quanto a lebre são criados para consumo alimentar, sendo a carne desses animais muito valorizada em certas partes do mundo. Contudo, os coelhos estão sendo cada vez mais reconhecidos como animais de estimação.

Esse não é o caso das lebres, que são selvagens por natureza e raramente domesticadas. No entanto, essa não é de forma alguma a principal disparidade entre eles, como será explicado a seguir.

O que é coelho?

Os coelhos, membros da família dos leporídeos, são associados à Páscoa e à fertilidade. Geralmente, esses animais são classificados no gênero Oryctolagus, como o coelho-selvagem-europeu (Oryctolagus cuniculus), embora haja algumas exceções notáveis. Entre elas estão o coelho-listrado-de-sumatra (Nesolagus netscheri) e o coelho-pigmeu (Brachylagus idahoensis).

Ao considerarmos os coelhos criados em cativeiro, geralmente são descendentes do coelho-selvagem-europeu original. Apesar das diversas cores de pelagem, tamanhos e até formatos de orelhas, esses são simplesmente diferentes raças da mesma espécie, de forma semelhante ao que acontece com cães e gatos.

A seguir, confira raças populares de coelhos:

  • Coelho-cabeça-de-leão;
  • Angorá-inglês;
  • Rex;
  • Teddy;
  • Coelho-gigante-de-flandres.

De acordo com a American Rabbit Breeders Association, cerca de 50 raças de coelhos foram oficialmente registradas como animais de companhia, apenas nos Estados Unidos. Em geral, esses coelhos compartilham o gosto por viver em grupos e têm uma afinidade natural por se esconder em tocas.

O que é lebre?

Dentro da família Leporidae, as lebres selvagens e solitárias geralmente são encontradas no gênero Lepus, embora existam algumas exceções, como Caprolagus e Pronolagus.

Esses animais tendem a ser extremamente ativos e, dependendo da espécie, podem atingir velocidades de até 70 km/h em campos abertos, o que é verdadeiramente impressionante. Elas são reconhecidas como símbolos de agilidade.

Confira espécies populares de lebre, espalhadas pelo mundo:

  • Lebre-ártica ( Lepus arcticus );
  • Lebre-comum ou lebre-europeia ( Lepus europaeus );
  • Lebre-ibérica ( Lepus granatensis );
  • Lebre-italiana ( Lepus corsicanus ).


Diferença entre coelho e lebre

Para distinguir entre coelho e lebre, é necessário observar não apenas o tamanho do animal em movimento, mas também seus comportamentos e preferências de habitat, conforme indicado em um artigo da Encyclopedia Britannica.

Quando se sentem ameaçados, os coelhos tendem a buscar refúgio em suas tocas ou em áreas de arbustos e florestas, enquanto as lebres geralmente fogem em disparada, correndo rapidamente.

Diferenças comportamentais tão marcantes são previsíveis, considerando que os coelhos têm patas mais curtas e não saltam ou correm tão velozmente quanto as lebres. Estas últimas possuem patas traseiras mais longas, proporcionando maior impulso.

Ao analisar a fisiologia dos dois grupos, é comum observar que as lebres tendem a ser maiores, mais esbeltas e possuem orelhas mais longas.

A distinção mais significativa entre coelhos e lebres reside no seu processo reprodutivo. As coelhas têm a capacidade de procriar ao longo de todo o ano, com gestações curtas que duram de 30 a 31 dias, o que as associa fortemente à fertilidade.

Para abrigar os filhotes recém-nascidos, que nascem cegos e com os olhos fechados, é construído um ninho. Lá, os filhotes completam seu desenvolvimento até estarem prontos para enfrentar o mundo.

Para as lebres, o período de gestação é mais prolongado, podendo durar até 56 dias. Como resultado, elas só entram em fase de fertilidade duas vezes por ano, durante o inverno e o verão.

Em contraste com os coelhos, os filhotes de lebre nascem prontos para a vida, com os olhos abertos e cobertos de pelos, preparados para correr. O nascimento ocorre no solo, sem necessidade de qualquer preparo especial.

Examinando o genoma das espécies, também se observam diferenças marcantes, embora não perceptíveis fora do ambiente laboratorial. As lebres possuem 48 cromossomos, ao passo que os coelhos geralmente apresentam 44 cromossomos.


Inicie suas negociações! Pratique a negociação SEM preocupações através da conta demo. Crie uma Conta Gratuita agora Acessar agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBS: Está proibido falar palavrão, xingar ou agredir verbalmente nos comentários. Qualquer tipo de comentário que seja contra este blog, será removido.

Fortuna de Daniel Alves: Qual é o Valor do Patrimônio do Ex-Jogador de Futebol?

Descubra o valor do patrimônio de Daniel Alves, que foi liberado sob fiança após receber uma sentença por acusação de estupro. Quanto vale o...