Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon: Edina Alves é uma das oito mulheres que compõem a equipe de arbitragem na Copa América.
Mesmo antes de seu início, a Copa América deste ano já promete um marco histórico. Na última sexta-feira (24), foi anunciada a equipe de arbitragem que atuará no torneio e, pela primeira vez, haverá mulheres escaladas para a competição continental.
Devido à gestão conjunta da Conmebol e Concacaf nesta edição do torneio, cada confederação terá quatro mulheres representando a arbitragem, incluindo árbitras, assistentes e responsáveis pelo VAR. Entre as representantes do Brasil estão Edina Alves e Neuza Inês Back.
Entre os países que terão mulheres na arbitragem da Copa América, destacam-se as representantes norte-americanas: a árbitra Tori Penso e as assistentes Brooke Mayo e Kathryn Nesbitt.
A lista é completada por Tatiana Guzmán, da Nicarágua, Mary Blanco, da Colômbia, e Migdalia Rodríguez, da Venezuela.
Em comunicado divulgado pela Confederação Sul-Americana de Futebol, foi ressaltado o esforço dos últimos anos para aumentar a participação feminina em diversas áreas do esporte.
"Desde 2016, a Conmebol assumiu um forte compromisso com o desenvolvimento e a profissionalização de mais mulheres tanto dentro quanto fora do campo, promovendo a igualdade de gênero em diversos torneios."
Todos os membros da equipe de arbitragem estão programados para se apresentarem nos Estados Unidos no dia 12 de junho, na cidade de Dallas, Texas. Eles participarão de uma semana de preparação intensa para o torneio, que terá início no dia 20 do mês seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBS: Está proibido falar palavrão, xingar ou agredir verbalmente nos comentários. Qualquer tipo de comentário que seja contra este blog, será removido.