Por que pássaros não sofrem choque elétrico?

Por que os pássaros não levam choque em fios elétricos

Saiba por que os pássaros não levam choque ao pousar em fios elétricos. Todos reconhecemos os riscos dos fios elétricos. Por isso, costumamos evitar áreas com eletricidade. No entanto, é intrigante ver pássaros pousando em fios sem sofrer choques.

Contudo, existe uma explicação científica para esse fenômeno intrigante, relacionada à forma como os pássaros se comportam ao interagir com os fios elétricos. Explicaremos os motivos desse acontecimento.

Por que os pássaros não sofrem choques em fios elétricos?

Conforme explicado pelo professor de física do Cursinho da Poli, Bassam Ferdinian, em entrevista ao site Terra, os pássaros evitam choques devido à proximidade entre as patas. Essa proximidade impede a criação de uma diferença de potencial capaz de eletrocutá-los.

Nesse cenário, para que o pássaro sofra um choque, a corrente elétrica precisa percorrer seu corpo, resultando em uma diferença de potencial.

Essa é a base de funcionamento dos aparelhos elétricos, os quais só operam quando há uma diferença de potencial entre os pontos de conexão para permitir o movimento das cargas elétricas.

Agora, se alguém decidir segurar um fio elétrico desprotegido com ambas as mãos, é altamente provável que receba um choque.

Conforme explicado pelo professor, a distância entre as mãos de uma pessoa é suficiente para criar uma diferença de potencial e, portanto, resultar em um choque elétrico.

O que é DDP?

A diferença de potencial, ou variação na energia potencial, provoca o movimento natural de cargas dentro de um campo elétrico, onde forças realizam trabalho. Essa diferença é responsável por acionar motores, iluminar lâmpadas e, em alguns casos, causar choques elétricos.

Entretanto, há situações em que os pássaros podem sofrer choques. Em áreas onde há presença de Tuiuius, os fios da rede elétrica são mais espaçados.

Embora o pouso deles nesses fios não cause diretamente um choque, suas asas são bastante amplas. Ao pousar ou voar, uma asa pode entrar em contato com outro fio, criando uma diferença de potencial e resultando na passagem de corrente pelo pássaro, conhecido como choque elétrico.


Inicie suas negociações! Pratique a negociação SEM preocupações através da conta demo. Crie uma Conta Gratuita agora Acessar agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBS: Está proibido falar palavrão, xingar ou agredir verbalmente nos comentários. Qualquer tipo de comentário que seja contra este blog, será removido.

Fortuna de Daniel Alves: Qual é o Valor do Patrimônio do Ex-Jogador de Futebol?

Descubra o valor do patrimônio de Daniel Alves, que foi liberado sob fiança após receber uma sentença por acusação de estupro. Quanto vale o...