Quais diferenças existem entre siri e caranguejo?

Quais diferenças existem entre siri e caranguejo

Embora todos os siris sejam considerados caranguejos, nem todos os caranguejos são siris. Para discernir entre siri e caranguejo, é essencial analisar características físicas, como a estrutura das pernas.

Você tem conhecimento sobre as distinções entre siri e caranguejo? Apesar de parecer que esses dois termos descrevem o mesmo animal, essa não é a realidade.

No reino animal, até mesmo diferenças sutis podem definir outra espécie, outro gênero, e assim por diante, como é evidenciado na distinção entre caracol e caramujo, por exemplo.

A confusão entre siri e caranguejo surge principalmente devido às semelhanças físicas entre esses crustáceos decápodes que fazem parte da ordem dos Brachyura.

Os dois possuem dez patas, o que justifica o termo 'decápode'. Isso engloba o par de pinças localizado na parte frontal, utilizadas para manipular alimentos e para autodefesa.

Tanto siris quanto caranguejos possuem um exoesqueleto resistente que protege seus corpos, alimentando-se de uma variedade de alimentos que incluem peixes, moluscos, algas e até mesmo detritos.

No podcast Porta 101, a equipe do Canaltech aborda em intervalos de duas semanas temas pertinentes, intrigantes e frequentemente controversos ligados ao universo da tecnologia, internet e inovação. Não perca a oportunidade de acompanhar!

Existem numerosas semelhanças entre ambos, contudo, é incontestável a presença de diferenças significativas entre os dois.

O que é siri?

Utilizamos o termo "siri" para designar diversas espécies de crustáceos decápodes pertencentes à infraordem Brachyura. Esses animais são comumente encontrados em ambientes marinhos e também em manguezais.

Há certos atributos distintivos encontrados nos siris que não são compartilhados pelos caranguejos. Um exemplo disso é a presença de uma carapaça mais estreita e alongada, juntamente com um abdômen mais fino e dobrado sob o corpo.

Essas espécies também apresentam pernas posteriores mais finas e alongadas, utilizadas para nadar ou se locomover em ambientes aquáticos.

Os siris tendem a demonstrar maior agilidade na água, o que é atribuído à conformação do corpo e às pernas traseiras adaptadas para esse ambiente.

Espécies de siri

Atualmente, a ciência reconhece milhares de espécies de siris que habitam uma ampla gama de ambientes aquáticos em todo o mundo, incluindo:

  • Siri-azul ( Callinectes sapidus ), encontrado na costa leste dos Estados Unidos e no Golfo do México;
  • Callinectes ornatus , parente próximo do siri-azul, mas que tem dentes a mais;
  • Siri-da-pedra ( Cronius ruber ), que habita áreas rochosas próximas à costa.

O que é caranguejo?

Apesar de o termo "caranguejo" também ser aplicado a uma ampla gama de crustáceos decápodes da ordem Brachyura, esse animal apresenta uma carapaça mais ampla e achatada nas laterais.

Ao contrário do siri, o caranguejo possui um abdômen curto que se dobra sob a parte posterior da carapaça.

Outra característica distintiva desse animal são as pernas traseiras mais largas e achatadas, adaptadas para caminhar ou escalar em uma variedade de habitats. Essas pernas traseiras não são utilizadas para natação.

Diversas espécies de caranguejos passam por uma fase larval no ambiente marinho, ao passo que algumas espécies de siris podem ter um ciclo de vida com maior ênfase em habitats terrestres.

Entre os caranguejos, algumas espécies são conhecidas por se alimentarem principalmente de plantas, enquanto outras são predadoras de animais menores.

Espécies de caranguejo

Há uma abundância de exemplos de espécies de caranguejos catalogadas por cientistas ao longo do tempo, incluindo:

  • Caranguejo-uçá ( Ucides cordatus ), que vive em regiões de mangue não muito afastadas do mar;
  • Caranguejo-real-da-Noruega ( Lithodes maja ), encontrado nas águas do Atlântico Norte e do Pacífico Norte;
  • Boca-cava-terra (Uca tangeri), que vive ao longo das costas atlânticas da África Ocidental e do sudoeste da Europa.


Todo siri é caranguejo

Cada siri é classificado como um tipo de caranguejo, mas nem todo caranguejo é considerado um siri. Ainda não está claro?

Vamos esclarecer! Ambos pertencem a grupos separados dentro da ordem Brachyura, porém os siris constituem uma subcategoria específica de caranguejos, possuindo as características que mencionamos anteriormente.

O termo siri é uma designação comum para os integrantes de uma das várias famílias de caranguejos, conhecida como Portunidae.

Diferença entre siri e caranguejo

Percebeu? Agora você compreende a diferença entre siri e caranguejo. Em suma: os caranguejos possuem uma carapaça mais ampla e lateralmente achatada, enquanto os siris apresentam uma carapaça mais estreita e alongada.

Além disso, os siris têm pernas traseiras mais longas adaptadas para nadar, ao passo que os caranguejos possuem pernas traseiras mais curtas e robustas adaptadas para locomoção em terra ou escalada. É importante lembrar que todo siri é, na verdade, um tipo de caranguejo.


Inicie suas negociações! Pratique a negociação SEM preocupações através da conta demo. Crie uma Conta Gratuita agora Acessar agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBS: Está proibido falar palavrão, xingar ou agredir verbalmente nos comentários. Qualquer tipo de comentário que seja contra este blog, será removido.

Fortuna de Daniel Alves: Qual é o Valor do Patrimônio do Ex-Jogador de Futebol?

Descubra o valor do patrimônio de Daniel Alves, que foi liberado sob fiança após receber uma sentença por acusação de estupro. Quanto vale o...