Na corrida pelo segundo turno das eleições em São Paulo, os eleitores de Pablo Marçal (PRTB), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, já começam a definir qual candidato irão apoiar.
Confira abaixo os principais dados da pesquisa Datafolha divulgada hoje (10).
Destino dos votos de Pablo Marçal (PRTB)
Ricardo Nunes: conquista 84% dos eleitores de Marçal.
Guilherme Boulos: obtém 4% dos eleitores de Marçal.
A maioria dos apoiadores de Marçal está se voltando para Nunes, fortalecendo o apoio ao atual prefeito no segundo turno.
Rejeição dos candidatos
Guilherme Boulos (PSOL): 58% dos eleitores descartam completamente a possibilidade de votar nele.
Rejeição a Ricardo Nunes (MDB): 37% dos eleitores não apoiam a ideia de votar no atual prefeito.
Histórico da rejeição
Na pesquisa mais recente do primeiro turno, divulgada no sábado (5), dia anterior à votação, os níveis de rejeição dos principais candidatos foram os seguintes:
Pablo Marçal (PRTB): 53% dos eleitores declararam que não votariam nele de maneira alguma, liderando a lista de rejeição.
José Luiz Datena (PSDB): 39% de rejeição, ocupando a segunda posição.
Guilherme Boulos (PSOL): 38% de rejeição, ficando em terceiro lugar entre os candidatos.
Apoio de Tabata, aliança Bolsonarista e recusa à Marçal.
Na fase final da campanha para as eleições municipais, os candidatos à Prefeitura de São Paulo estão intensificando suas negociações para conquistar apoio e formar alianças que podem ser cruciais no segundo turno.
As últimas pesquisas de intenção de voto e os níveis de rejeição têm influenciado as estratégias de alianças e os discursos, levando alguns candidatos a adotar posturas mais prudentes para evitar riscos políticos e aumentar suas chances de sucesso.
Nunes, por exemplo, rejeitou formalmente o apoio de Pablo Marçal (PRTB), cuja alta rejeição ultrapassa 50%, levando Nunes a se distanciar da imagem do ex-coach, embora não tenha descartado completamente o eleitorado de Marçal.
Por outro lado, o deputado Guilherme Boulos, que obteve 29,07% dos votos válidos no primeiro turno, recebeu o apoio explícito de Tabata Amaral (PSB).
Nunes também contará com o respaldo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que até então se mantinha à parte da eleição em São Paulo, mas recentemente anunciou que se envolverá ativamente no segundo turno, especialmente após pressões de seus aliados bolsonaristas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBS: Está proibido falar palavrão, xingar ou agredir verbalmente nos comentários. Qualquer tipo de comentário que seja contra este blog, será removido.